Filmes

The Birth of Nation | É liberado o primeiro trailer do filme-sensação do Festival de Sundance

O filme que causou sensação e levou os dois maiores prêmios do Festival de Sundance 2016, teve seu primeiro trailer liberado pela Fox Searchlight Pictures.

Em um ano marcado por discussões sobre o racismo ainda existente na indústria cinematográfica, The Birth of Nation ganhou o prêmio do Júri e o prêmio da Audiência.

Neste longa vemos a história de um escravo chamado Nat Turner, que era chamado para dar sermões e acalmar seus companheiros sempre que havia indícios de revolta nas plantações do sul dos Estados Unidos. Turner teve esse papel de apaziguador até que ele mesmo liderou um levante de escravos que daria origem à Guerra da Secessão e ao fim da escravidão no país.

Não confunda esta produção lançada em 1915, O Nascimento de uma Nação. O filme mudo de D.W. Griffiths tinha tons racistas tão visíveis que foi usado como peça de propaganda pela Ku Klux Klan, organização sulista que prega a supremacia branca. O tom do filme pode ser explicado pela origem de Griffiths, que era membro da aristocracia branca, sulista e decadente profundamente afetada pela Guerra da Secessão.

Nate Parker roteirizou, dirigiu e estrelou a produção.

The Birth of Nation tem previsão de estréia no Brasil para janeiro de 2017.